Cortinas e persianas tem uma função muito importante no ambiente: decorar e controlar a luminosidade. Vamos falar um pouquinho neste post sobre como usar cada uma delas e se existem diferenças.
As cortinas e persianas podem transformar a decoração de um ambiente. Por mais que ele esteja perfeitamente decorado, estes itens podem estragar tudo se mal escolhidos. Elas são itens muito importantes para dar um toque especial na decoração mesmo que não sejam necessárias.
PERSIANAS
Existem as persianas horizontais e as verticais. Podem ser em PVC, alumínio, tecido ou madeira e eu as indico mais para cozinhas, áreas de serviços ou escritórios, pois são ambientes de trabalho. Ocupam menos espaço e por isso podem ser colocadas em qualquer janela.
As persianas horizontais, que são recolhidas para cima, possuem a desvantagem de que, para abrirmos a cortina, não temos a opção de deixar apenas um pedaço aberto na lateral da janela, temos que abri-la totalmente para cima para termos visibilidade total do lado de fora
CORTINAS
Cortinas hoje não são consideradas apenas aquelas de tecido tradicionais que conhecemos bem. Cortinas hoje tem modelos diversos, semelhantes também às persianas na aparência e no controle de luminosidade. Algumas pessoas as chamas de cortinas, outras de persianas. Vou mostrar alguns exemplos aqui as considerando como cortinas.
Cortinas tradicionais
Elas podem ser usadas em praticamente todos os ambientes, dependendo do gosto de cada pessoa.
Eu particularmente indico ela principalmente para os quartos, já que fazem com que o ambiente fique mais aconchegante, mais quentinho e confortável. Dão um aspecto mais romântico aos ambientes e também podem os deixar mais luxuosos.
A desvantagem é que são mais pesadas dependendo do tecido usado e isso dificulta um pouco na hora de manuseá-la, podem desbotar com o tempo de exposição ao sol na janela, pegam mais pó e são mais difíceis de limpar ou lavar. Ocupam mais espaço no ambiente.
O modelo mais bonito para cortina é aquele com forro liso e neutro com um xale de outra cor que caia nas laterais.
Nos quartos, use um forro mais grosso ou blackout e nos outros ambientes um tecido mais leve e translúcido.
Medidas? Bem, o modelo que fica mais bonito é aquele que vai do chão ao teto e ocupa a parede toda, mas se não for assim na parte superior a preferência é que ela comece no teto, nas laterais, deixe pelo menos 15 cm a mais de cada lado da janela e na parte inferior, se ela não for até o chão, também deve passar pelo menos 15cm para baixo da janela.
Se o pé direito do ambiente for baixo, devemos sempre usar cortinas do chão ao teto, isso faz com que a altura do ambiente pareça maior. Cortinas até o chão ficam muito mais bonitas e mais imponentes e deixam a decoração muito melhor. O legal é fazer a cortina bem maior que a largura da janela, isso amplia mais o ambiente. Caso haja alguma coisa em baixo da janela, que impeça a cortina de ir até o chão, procure deixá-la num tamanho que não atrapalhe.
Cortinas de diversos modelos
Existem cortinas de modelos diversos que podem aprimorar ainda mais a decoração da sua casa.
Esses modelos são mais modernos e possuem característica que podem escolhidas de acordo com as necessidades da casa. A diferença é que não têm a flexibilidade e a leveza do tecido, portanto não há como simplesmente puxar para um lado ou outro para ter acesso à janela, é necessário que sejam recolhidas para possibilitar a passagem e por isso não são indicadas para portas-janela.
Cortina Rolô: possui várias opções de tecido, permitindo escurecimento, visibilidade, luminosidade e privacidade. São recolhidas em um tubo superior.
Cortina Romana: com variedade de tecidos, é dividida em faixas de tecidos que são recolhidos sobrepondo-se um ao outro.
Cortinas Celular e Plissada: com estilo sanfonado
Painéis: painéis que abrem lateralmente
Cortinas que abrem e fecham suas lâminas para entrar ou não luminosidade
Cortinas com lâminas e tecidos que ficam parecidas com as cortinas tradicionais
Enfim, os modelos de cortinas são diversos e você pode escolher o que mais o agrade para compor a decoração do seu ambiente. Nenhuma escolha será errada, terão apenas aquelas que mais se adaptarão de acordo com a funcionalidade de cada ambiente.
Manutenção:
Cortinas:
Devem ser lavadas pelo menos 1 vez por ano e sua manutenção pode ser feita através do aspirador de pó 1 vez por mês ou quinzenalmente, depende da exposição ao pó. Para lavagem pode ser colocada na máquina apenas com sabão em pó e deixar secar naturalmente. Se a cortina for muito grande ou de tecido muito delicado deve ser lavada em lojas especializadas.
Persianas:
Deve ser usado espanador de pó diariamente e semanalmente usar um pano úmido. Se for uma persiana de alumínio ou PVC, a cada 6 meses pode ser feita a limpeza com pano úmido e detergente, passando lâmina por lâmina e tirando bem o excesso de detergente, secando bem. Caso seja de outros materiais o ideal é que procure lojas especializadas.
Ah! Você também pode misturar cortinas tradicionais e persianas na mesma janela, colocando-se a persiana ou as cortinas diferentes que mostrei aqui ao fundo e uma cortina de tecido como xale na frente para dar leveza e conforto ao ambiente. O efeito é muito bonito e complementa a decoração.
Agora você já pode escolher o modelo que mais agrade você e combine mais com seu ambiente!
Até mais!
Fotos: Vertical Persianas, LuxaFlex, Elaine Cortinas e Persianas, Persianas Premier
As informações são maravilhosas,parabéns e sucesso nos projetos.
Muitíssimo obrigada Dan! É ótimo saber que gosta do conteúdo do blog e do site! Continue acompanhando sempre e confira as próximas novidades por aqui!