Hoje vou falar sobre como ter mini-hortas dentro de casa e fazer delas parte da decoração usando vasos decorativos em lugares estratégicos.
Quem não gosta de um tempero ou de uma verdura fresquinha sem agrotóxicos não é mesmo? Mas se você é como eu, que não tem o dom para cuidar do jardim e muito menos de uma horta, aqui vai uma sugestão prática: faça uma mini horta dentro de sua própria casa em um vaso e facilite essa tarefa aproveitando para ter algumas coisas fresquinhas nas suas refeições.
Vi vários blogs ensinando como ter uma horta na cozinha e peguei imagens de alguns deles. Logo abaixo do post você terá os links e pode acessar para saber mais informações. Aqui, o meu post é mais para mostrar como uma horta pode ficar linda na sua casa e auxiliar na decoração pois traz vida para dentro de casa e o verde de plantas combinam com qualquer coisa!
Foi possível perceber essa prática na Eurocucina de Milão, onde em muitos ambientes trouxeram o verde através de plantas em vasos que davam vida à decoração e principalmente nas cozinhas, as hortas estavam em alta.
Segue um passo a passo de como fazer uma horta para dentro de casa, usando mini vasos e aplicando técnicas corretas para que suas mudas cresçam. O passo a passo e as dicas são do site Planeta Sustentável da Editora Abril.
2. Coloque uma camada de argila expandida ou de pedras (britas) para cobrir o fundo do vaso e ajudar na drenagem. Isso ainda evita que a terra escape pelos furos.
3. Adicione areia grossa de construção, que também ajuda no escoamento da água e previne doenças das raízes.
6. Regue até a água sair pelos furos na base do vaso e, se a terra assentar, adicione mais composto orgânico. Faça uma cobertura morta com folhas secas ou casca de pinus ou pedriscos. Isso ajuda a manter a umidade e evita a compactação do solo.
DICAS
Água – O ideal é regar uma vez por dia, logo no início da manhã ou no fim da tarde. A terra não pode ficar totalmente seca. Se você mora em andares mais altos, irrigue mais, pois o vento resseca mais o solo.
Plantio – Não plante muitas mudas diferentes no mesmo canteiro. Junte as que têm necessidades parecidas, como os temperos (salsinha e cebolinha; alecrim e manjericão) ou legumes (cenoura e beterraba) da mesma família.
Adubo – O indicado é colocar a cada 40 dias. Pode ser adubo orgânico ou húmus de minhoca. Também vale lembrar: não retire as folhas secas que caem na terra – elas também servem como adubo.
————————————————————————————————————————————————————
Você pode plantar condimentos e ervas, como salsinha, cebolinha, tomilho, hortelã, pimentas, coentro, alecrim, manjericão entre outros e também pode plantar alguns legumes ou verduras, como cenoura, beterraba e alface por exemplo. Coloque as mini-hortas em locais estratégicos da cozinha e transforme-a em um ambiente sustentável e tenha sempre em mãos ervas e temperos fresquinhos.
Seguem algumas imagens para servir de inspiração para decorar sua cozinha:
Aproveite a dica de hoje e decore sua cozinha com mini-hortas facilitando na hora de cozinhar!
Até a próxima dica!
Fotos: Ernestomeda, Tumblr, Storify, Lar doce lar da Li, Casa e Jardim-Cozinha, Casa e Jardim-Paisagismo, Belíssimo Paladar, Muita louça pra lavar
Oi Jaqueline,
Muito legal o post, parabéns!
Estou há um tempo pra fazer algo parecido no meu apartamento, mas sempre fico com uma dúvida: temperos em especial não precisam de bastante sol? Como minha cozinha não tem janela, acho que seria um problema. Nesse caso só plantando na sacada mesmo.
Obs; sei que você não é jardineira, mas talvez você tenha lido em algum lugar. 🙂
Obs 2: cheguei no seu blog através do Face do Marcos. Somos amigos da pós na PUC.
Abs,
Filipe
Olá Filipe, que bom que gostou do post!
Quanto aos temperos precisarem de sol, precisam sim, de preferência do sol da manhã. No seu caso você pode colocar na varanda ou então, caso realmente queira colocar em algum lugar para “decorar” a cozinha, nos dias de sol, deve tirar a mini-horta e colocá-la na varanda para tomar o sol da manhã pelo menos.
Obrigado por comentar aqui no blog e espero ter ajudado!
Abraços
Nossa Jaque, eu tenho há um bom tempo uns vazinhos vazios na minha área de serviço e sempre pensei em plantar alguma coisa neles, mas achava que ia sujar a parede, então deixei eles vazios, mas o passo a passo que você passou vai solucionar o problema e agora acho que vou ter sempre um temperinho na mão.
Obrigada pela dica, valeu!
Viu só? Dei uma ajudinha pra você saber como usar seus vasinhos! Que bom que o post foi útil! Da próxima vez que eu for na sua casa vamos ver se os vasinhos já estarão sendo utilizados!
Beijos
Muito legal o post Jaque!
O blog está cada dia mais lindo, funcional, criativo e despertando interesses nos detalhes que tornam a vida mais gostosa!!!
Valeu pelas dicas..
🙂
bjos
Muito obrigada Clóvis, estarei sempre fazendo todo o possível para continuar aprimorando o blog cada vez mais!
Esses elogios só me fazem ter mais ânimo e vontade de melhorar cada dia mais.
Obrigada
Beijos