Qual o tapete ideal para sua casa?
A escolha do tapete depende do ambiente, do seu gosto, das cores dos móveis e paredes, enfim, analise sempre com cuidado todos estes detalhes.
Para a mesa de jantar, onde até especifiquei para colocar um tapete embaixo dela no post com dica sobre Sala de jantar, você pode optar por uma cor lisa, sem estampas, pode ser um tapete de sisal ou até mesmo estes mais peludinhos, porém escolha um pêlo mais baixo, pois se for muito alto vai ficar muito marcado por causa das cadeiras, que estão sempre em movimento, fora o fato de que para afastar a cadeira o pêlo alto pode atrapalhar. Caso a sala de jantar seja toda clarinha, sem madeiras escuras e sem muita cor, você pode colocar sim um tapete estampado, mas escolha estampas mais discretas, pois fica mais bonito.
Já nas salas de estar e TV e nos quartos, o modelo do tapete você é quem escolhe, vai depender da sua preferência, pode optar por um tapete mais quentinho, com o pêlo mais alto, que fique mais aconchegante, ou simplesmente por um baixinho caso você não goste de tapetes peludos. Não se preocupe com alergias, pois há tapetes antialérgicos disponíveis.
Com relação às cores, você deve analisar o restante do ambiente. Se na sua sala de tv por exemplo, o sofá ou as poltronas forem estampados, você deve colocar um tapete liso, ou com figuras geométricas discretas, mas que seja em um tom único, que combine com os tons dos móveis. Você pode ver um exemplo neste ambiente da Casa Cor de São Paulo de 2006, da AMC Arquitetura.
Se os móveis forem com tecidos lisos, pode-se colocar um tapete estampado que combine com o tom do restante do ambiente.
Tapetes com cores fortes e vibrantes devem se colocados somente se as cores do ambiente forem neutras, não exagere nas cores, pode ficar carregado demais. Estas opções mais vibrantes só podem ser colocadas se previamente analisada a decoração geral do local, pois ficam boas em casos muito específicos e quando o cliente realmente quer algo bem diferente. Lembre também que tapetes escuros diminuem o ambiente e os claros ampliam.
Alguns modelos:
Tapetes de pele, pêlo alto ou baixo
Tapetes de fio podem ser também altos e mais baixos ou com diferentes tipos de fios misturados.
Tapetes de sisal
Esta foi a dica de hoje pessoal!
E lembrem-se, caso queiram tirar alguma dúvida entrem em contato comigo pelo site ou pelos telefones da página de contato.
Continuem acessando as dicas toda terça-feira para saber um pouquinho mais sobre design de interiores!