Este post é para explicar como é a segunda fase do projeto de interiores, os estudos preliminares. Já falei aqui sobre o briefing, que é a primeira fase e agora é hora de começar a aplicar as ideias e necessidades do cliente avaliadas e estudadas no briefing.
Nesta fase são estudadas opções de layout para o projeto de acordo com as necessidades do cliente, são avaliadas todas as possibilidade para conseguir atender a tudo o que o cliente solicitou. Aqui é possível avaliar também se tudo o que foi solicitado poderá ser realizado ou se algumas soluções deverão ser reavaliadas.
Também podem ser feitas visitas à lojas para escolha prévia de produtos necessários ao projeto para que assim estes já sejam posicionados de forma correta de acordo com suas medidas exatas.
Depois de estudadas as opções de layout e definidas as melhores, são feitos os projetos 3D dos ambientes com todas as sugestões necessárias. Neste projeto o cliente consegue visualizar o ambiente como um todo, com todo o mobiliário, decoração, revestimentos e todos os itens necessários.
É feita então a apresentação para o cliente que vai aprovar ou solicitar alterações. Caso sejam solicitadas, estas alterações serão feitas para que o cliente aprove totalmente o projeto.
Após a aprovação dos estudos preliminares, passamos para a terceira etapa que é o ANTEPROJETO!
Jaqueline, sou estudante de Design de Interiores e tenho uma dúvida. Na fase de estudo preliminar, você apresenta os esboços ao cliente ou isso fica sendo apenas um estudo “seu”? Grata
Silvana
No estudo preliminar faço alguns esboços com o cliente de algumas ideias iniciais mas trata-se mais da conversa com o cliente e entendimento do que ele quer e precisa.
Bom dia Jaqueline.
Eu me formei em Design de interiores agora em maio, e estou com uma duvida. Eu mostro o layout e esboços que fiz para o cliente somente depois que ele aprovar as minha propostas de trabalho e honorários, ou mostro antes?
Pamela, cada profissional trabalha da forma que acha mais correta. Eu particularmente não faço nenhum layout ou projeto antes de formalizar tudo, primeiro o cliente aprova o orçamento, fazemos um contrato e depois disso é que dou início a qualquer coisa referente ao projeto.
Pingback: Projeto de interiores no Design de Interiores | Jaqueline Ribeiro