O post de hoje vai falar um pouco sobre a mistura do estilo clássico ao contemporâneo na decoração de interiores. Essa dica foi solicitada pela Caroline Valentim, de Bauru, São Paulo, em uma pesquisa que fiz sobre quais dicas as pessoas gostariam de receber aqui no blog nas terças-feiras.
Pois então Caroline, aqui está o primeiro post das sugestões dadas e o tema que você escolheu foi o privilegiado em dar início nesta sequencia de posts!!!
Já falei aqui no blog sobre os diferentes estilos na decoração de interiores.
Mas na hora de misturar estilos, as pessoas tem muita dificuldade pois não sabem como nem onde colocar esta mistura.
Pois o que eu digo é precisa ser uma mistura dosada, sem exageros. O estilo clássico é algo que vem de tempos e não cai de moda nunca, sempre dá um toque especial nos ambientes porém o que eu posso dizer é que ele é que tem que ser a pecinha diferente na decoração. O que quero dizer com isso? Bem, é porque um ambiente todo clássico com um toque de moderno fica um pouco exagerado para nossa época, soa um pouco falso já que ficará parecendo um cenário de novela que remete a épocas antigas, sabe o que quero dizer? Não faz parte de nossa realidade hoje entrarmos em uma casa e termos um ambiente todo clássico, mesmo que tenha algum toque de modernidade.Porém o contrário faz tudo mudar!
Se temos um ambiente todo moderno, com itens de decoração atuais e em algum ponto encontrarmos um toque clássico, seja em uma poltrona, em uma mesa ou um móvel qualquer, ou então em um papel de parede, isto sim faz uma diferença grande. Mas o que temos que ter em mente é que o clássico deve ser um toque apenas, para que fique claro que a mistura foi proposital para ser um destaque e que não apenas fomos colocando peças antigas misturadas às atuais e fizemos uma bagunça de estilos que não passam recado nenhum.
O estilo clássico é marcado por tons pastéis e o contemporâneo já usa muita cor em diversas tonalidades então dá para brincar com essa mistura seja nas estampas, nas cores dos móveis ou das paredes. Muitas lojas já fazem uma releitura no móveis de estilo clássico com estampas contemporâneas e fica muito legal!
Vou dar alguns exemplos de como essa mistura funciona bem e de forma que você nunca vai errar se seguir estas ideias:
Pode ser um toque especial apenas na luminária usada numa sala de jantar…
Ou o mais comum que é colocar poltronas clássicas na sala com decoração contemporânea
Colocar uma mesa lateral em estilo clássico ao lado de um sofá bem contemporâneotambém é uma boa pedida!
Na sala de jantar coloque cadeiras clássicas com uma mesa bem contemporânea
Nesse caso, cadeiras de design (Charles Eames) com uma mesa bem clássica
Algo que dá um toque todo clássico ao ambiente é o uso de papel de parede deste estilo. Ele diz tudo!
Nesse caso aqui abaixo não sei se é papel de parede ou se são ladrilhos hidráulicos, mas em qualquer um dos casos a estampa funciona muito bem!
Enfim, quer misturar o clássico na sua casa? Então compre aquela peça que você ama de paixão na loja e simplesmente a coloque no ambiente, não tenha medo, ela vai combinar sim! Se você dosar a quantidade certa vai ver que o clássico vai fazer toda a diferença na decoração e você ainda pode realizar um sonho de ter um móvel clássico na sua casa, como uma poltrona Luis XV por exemplo! Ah, e se fizer a experiência e quiser me enviar uma foto, ficarei muito feliz!!!
Post elaborado graças à dica da Caroline Valentim. Muito obrigada querida!!!
Um beijo a todos e fiquem com Deus!
Até o próximo post!
Imagens: Papo 10 , Assim eu gosto , A Tribuna.com.br , Brechó do Frei , Casa Mix , Minha Casa , Silva+Silva arqdesign , Dica da Net , Trio Designer, Decor Adorabile, Mommy’s Concierge, Vitrine Deco, Jeito de Casa , Casa – Abril.com
Amei o post flor! E fico muito grata por você ter se lembrado de mim. Com certeza lembrarei das suas dicas em meus projetos! Muito obrigada e parabéns!
Muito obrigada Caroline mas eu é que agradeço por você ter participado de minha pesquisa e ter dado sua sugestão de tema. Fique sempre a vontade para dar suas sugestões por aqui! Beijos
Sensacional!
Que bom que gostou.
Continue acessando e participando.
AMEI! QUERIDA, GOSTARIA QUE VC DESSE DICAS DE AMBIENTE INTERLIGADO, SALA DE JANTAR E ESTAR/TV. LUSTRE PARA OS DOIS AMBIENTES, TAPETES… BJÃO!
Obrigada Michele!
Já existem posts separados falando sobre luminárias e tapetes, dê uma olhada e poderá ver sugestão para os ambientes que precisa:
https://www.designinteriores.com.br/design-de-interiores/dica-da-terca-feira-sobre-design-de-interiores/tapetes
https://www.designinteriores.com.br/design-de-interiores/luminarias
Quanto a um post sobre salas integradas, quando for possível coloco dicas sobre esse assunto.
Abraços
Adorei o post… Estou redecorando o meu quarto agora. Os móveis são modernos e de cor clara, e estou pensando em colocar um papel de parede classico vermelho na maior parede do cômodo. O fato do papel ser vermelho e os moveis claros faz com que essa mistura fique pouco harmônica ou eu posso investir? O papel seria esse:http://www.cicabragapapeldeparede.com.br/zoom.php?dir=./imagens/papel/italiano/gioia/5&cod_produto=GI-70678G5&id_produto=20884
Selia
Se os móveis são todos claros não há problema usar o papel vermelho.
Ótimo texto Jaqueline, conheci seu site hj e estou lendo tudo! Parabéns pelo trabalho. Me deparei com o texto porque pesquisava sobre a decoração clássica, gostei dos ambientes, mas tenho modernofobia rsrs qualquer móvel de linhas retas me deixa em pavor, então tenho uma casa de 13 cômodos carregada no clássico, com uma paleta de cores verde musgo, azul marinho e vinho, ambientes pesados e escuros pois revesti a casa de madeira de lei, dramáticos, quem sabe um dia eu abra minha mente, sequer cheguei aos 30 e ao entrar em casa volto ao seculo passado. Sucesso para vc!
Keiti
Primeiramente muito obrigada!
Realmente não é fácil mudar nossos gostos, mas acredito que o que nos deixa felizes é ter aquilo do que gostamos e se para você o clássico é o melhor estilo, porque mudar, não é mesmo?
Amei suas dicas muito boa mesmo , pra mim ,nesse momento, que estou mudando um hall de clássico, e colocar algo moderno. Móveis escuro e clássico tudo estava em tons pastéis.
Edna
Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do post!