Muitas variáveis influenciam um projeto de interiores na busca de soluções criativas e técnicas que proporcionem qualidade de vida e cultura para os seus usuários e que sejam esteticamente atraentes.
A mais importante refere-se à natureza da utilização do espaço: trabalho, lazer, tratamento, estudo, morar etc.
Considera-se, em especial, a atmosfera que se pretende seja a marca desse espaço: alegria, jovialidade, força, segurança, sabedoria, divertimento, tranquilidade, sobriedade, harmonia etc. Existem, ainda, fatores práticos a serem observados como acessibilidade, iluminação, acústica, conforto térmico, armazenamento de coisas, entre outros. Fundamentais são as questões associadas à saúde, conforto, segurança, durabilidade e certas necessidades especiais inerentes a cada Cliente.
Um projeto de interiores deve considerar a estrutura do edifício, sua localização, o contexto social e legal do uso e o respeito ao meio ambiente. A criação exige uma metodologia sistemática e coordenada que inclui pesquisa e levantamento das necessidades do Cliente e sua adequação às soluções estruturais e de sistemas e produtos.
Para exercer a profissão, o Designer de Interiores qualifica-se em Curso Técnico ou Faculdade de Design de Interiores, ministrados por entidades de ensino reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação e pela ABD ou formando-se em Arquitetura, tendo cursado a cadeira de Arquitetura de Interiores.
Fala Jaque!
Show de bola o blog! Sucesso pra vc na divulgação do seu trabalho!
Bjoo
Valeu amigo!!!!!
Beijão
Poxa, adorei o blog e a forma como leva. Vou cursar agora desingner de interiores pelo IESB em Brasília e estou surpresa com a estrutura que os futuros profissionais vão ter na instituição, isso é muito bom, é um reconhecimento…e espaços como este aqui na web só contribuem para o nosso querido segmento, gostei mesmo de tudo por aqui, parabéns.
Abraços.