O projeto de mobiliário pode ser um serviço separado do projeto de interiores completo. Muitas vezes os clientes me perguntam se trabalho com projeto somente de móveis sob medida, então a resposta é sim, afinal este serviço também faz parte do trabalho do designer de interiores.
Neste serviço, o processo é o mesmo do projeto de interiores, com briefing, estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo, porém tudo focado somente nos móveis.É feito o projeto 3D e detalhamento técnico e tudo encaminhado para as marcenarias ou lojas de móveis planejados para orçamento e posteriormente execução.
Também é realizado o acompanhamento da montagem e instalação dos móveis para garantir que tudo fique de acordo com o projeto realizado.
Ah, mas meu apartamento é pequeno e simples, apesar de precisar otimizar espaço acho luxo demais contratar um designer de interiores!
Pois se engana quem pensa assim, pelo contrário, na maioria das vezes são os ambientes pequenos que precisam de mais atenção já que tudo precisa ser cautelosamente pensado para que fiquem funcionais e que quase tudo o que o cliente precisa caiba no ambiente, portanto este serviço serve para todos os tipos de projetos, desde os mais simples aos mais sofisticados.


Porque contratar um profissional para fazer o projeto somente dos móveis sendo que posso ir direto em uma marcenaria ou loja de móveis planejados onde tenho o projeto de graça?
Bom, essa é uma pergunta bem comum e muitas vezes as pessoas realmente não recorrem à um designer de interiores e sim vão direto nas lojas.
Quando se contrata um designer de interiores para fazer o projeto, este vai levar em conta não somente os móveis mas todo o contexto em que ele será inserido na casa do cliente. Fará com que os móveis combinem com a decoração existente ou então quando ainda não há nada na casa, este profissional já pensa em um padrão que possa combinar com tudo o que o cliente venha a colocar nos ambientes.
Mesmo que não faça o projeto de decoração junto, o designer de interiores vai criar os móveis pensando na decoração que existe ou que possa vir a existir. O conhecimento técnico do designer de interiores é muito amplo por isso leva em conta muitos outros fatores do que simplesmente os móveis.
O projeto realizado por um designer de interiores é do cliente, poderá ser apreciado por ele pelo tempo que precisar, poderá ser executado por partes, caso o cliente não possa executar tudo de uma vez só. E o mais importante, poderá ser orçado onde o cliente quiser e em quantos fornecedores quiser.


Em uma loja de planejados, o projeto é feito gratuitamente, porém ele não é do cliente, não é possível ficar com as imagens do projeto para apreciação e pensar sobre ele, não é possível levá-lo para orçamento em outras lojas e o mesmo acontece em uma marcenaria. Portanto, mesmo que o cliente peça vários orçamentos em diferentes fornecedores, eles nunca terão o mesmo padrão para comparação, sempre haverá diferença nos materiais, nas ferragens utilizadas, nos acabamentos, etc.
No caso de contratar um profissional, o mesmo projeto será orçado em diferentes lugares e assim o cliente terá um comparativo exato de valores. Outra vantagem de contratar um designer de interiores é que este profissional vai conhecer você muito melhor e conseguirá captar melhor suas necessidades já que é uma relação diferente que se cria entre profissional/cliente.
Portanto, se você precisa de um projeto de móveis, não hesite em entrar em contato comigo acessando: Jaqueline Ribeiro – Design de Interiores e solicitar seu orçamento sem compromisso!
sou marceneiro
Bom dia Jose, qual o nome de sua marcenaria e onde ela fica?
Boa tarde Jaqueline,
Parabéns pelo blog, ótima leitura.
Boa tarde Livio, que bom que gostou…
Continue voltando e comentando… Logo vamos ter mais atualizações e novidades.
abraços
Boa Tarde!
Sou designer de produto, e desde que me formei trabalho com a parte de mobiliário, e atualmente tenho uma marcenaria. Faço todo o processo, medição, estudo de layout, elaboração do projeto, alterações até que fique de acordo com o que o cliente quer, e por fim, detalhamento técnico. Acompanhando a fabricação e instalação dos móveis. Porém, à alguns clientes que querem contratar apenas o serviço de projeto, e não a execução dos móveis. Mas fico em dúvida de quanto cobrar, por não ser um projeto de interiores completo, como detalhamento de gesso, iluminação, e etc… Como faço esse cálculo? Desde já, Obrigada!
Marcela Salles
41 9880-9199
Marcela
Para valores de projeto sugiro que procure pela tabela da ABD e a partir dela faça os valores que lhe cabem melhor.
Luciana
Chamamos isso de projeto de risco. Eu não faço de jeito nenhum pois temos todo o trabalho, tempo gasto, etc para no fim acabarmos por não receber por isso. Acho que ninguém é obrigado a trabalhar de graça. O certo seria você cobrar um determinado valor por ambiente feito, no caso de apenas representar os ambientes (já definidos pelo marceneiro) em formato 3D, assim seria mais vantajoso. Caso você tenha que criar o ambiente inteiro então você está fazendo um projeto completo e precisa cobrar como tal, o que normalmente é por metro quadrado.
Para valores da representação por ambiente sugiro que você faça uma pesquisa de preço com profissionais que façam maquete 3D ma sua região pois eu não faço,eu faço apenas projetos completos.
Para valores de projeto sugiro que procure pela tabela da ABD e a partir dela faça os valores que lhe cabem melhor.