Tecidos na parede

    A dica de hoje vai solucionar o seu problema com a decoração das paredes. Estou falando dos tecidos que estão se tornando mais comuns de serem usados no lugar do papel de parede. Tenho certeza que muitas pessoas que irão ler este post não faziam ideia desta opção, confesso que até mesmo eu não estou acostumada ainda com esta nova e mais barata alternativa de revestir paredes.

    É muito comum o uso de papel na decoração de ambientes para que as parede fiquem mais bonitas e com um toque especial. O mesmo efeito pode ser adquirido com o uso de tecidos na parede.

    Hoje em dia o rolo do papel de parede, que mede mais ou menos, dependendo do modelo, 0,50x10m ou 0,50x5m custa aproximadamente de R$300,00 a valores absurdamente caros, dependendo do modelo. Com os tecidos é possível gastar bem menos, lógico, se você não escolher um tecido muito caro e a aplicação pode ser feita com cola branca dissolvida em água.

 

    O vídeo abaixo ensina como você mesmo pode fazer a aplicação.

 

 

    Alguns detalhes devem ser levados em conta para o uso desta técnica:
 

    – Aplicar apenas em um pedaço da parede é a melhor opção, assim não há a necessidade de fazer emendas, já que o tecido tem largura de somente aproximadamente 1,40m. Caso vá fazer as emendas para uma parede inteira, o ideal é já costurar um no outro antes da aplicação e se o tecido for estampado cuidado para “casar” os desenhos;

    – O efeito fica muito melhor se for colocada uma espuma fina na parede antes do tecido;

    – Procure usar tecidos mais grossos, pois o acabamento ficará melhor;

    – Para fazer os acabamentos, o recorte do tecido que sobrou, aguarde até que a cola esteja 100% seca;

    – Siga as instruções do vídeo inclusive a de passar a cola depois do tecido aplicado para dar certa impermeabilização ao mesmo;

 

    Existem inúmeras opções de como usar o tecido:

 

    Você pode aplicar em uma ou mais paredes inteiras, o que vai exigir um pouco mais de paciência e também da ajuda de mais algumas pessoas.

 

 

    Ou pode fazer em algumas regiões da parede, como faixas verticais, horizontais ou meia parede aproveitando a largura padrão do tecido e evitando muitos recortes.

 

 

    Uma opção fantástica é o uso do patchwork, que possibilita a mistura de diversas estampas e cores dos tecidos e que dá um efeito muito bacana, você mesmo pode fazer a mistura intercalando diferentes tecidos!

 

 

    E uma ideia legal é fazer desenhos ou formas geométricas na parede usando a opção do patchwork, assim não há a necessidade de ter o trabalho de aplicar um tecido grande na parede e é possível dar um efeito visual muito interessante ao ambiente!

 

 

    Espero que tenham gostado desta ideia e aguardem a próxima terça-feira para mais uma dica sobre design de interiores!

 

    Imagens e vídeo: Casa e Jardim – Artigo, Casa e Jardim – Revista, CasaPro, Modern Interior Design and Decor, Blog Casas Possíveis, TVCasa.

 
 

Compartilhe

6 comentários em “Tecidos na parede”

  1. Rubens de Camargo

    Boa tarde! Por favor preciso de uma orientação: Apliquei o tecido jacquard na parede de minha sala,só que na emenda ficou aparecendo a parte de baixo ou seja achei que ficou um pouco grosseiro,o que preciso fazer para solucionar esse problema?
    Desde já agradeço!

  2. Oi Jaqueline! Adorei as dicas, mas tenho uma dúvida. Qual altura ideal para aplicar uma faixa de papel de parede? A parede tem 4,20 de largura e 2,70 de altura e nela tenho o sofá e a mesa de jantar. Pensei na faixa, pois acho que forrar a parede toda pode ficar meio poluído. O que vc acha?

    1. Adriana, a faixa de parede pode ser aplicada acima da altura dos móveis, para que apareça… Pode colocar a uns 10cm acima da altura do sofá por exemplo.
      Com exceção de quartos de bebê, eu não gosto muito das faixas (mas é uma opinião minha), acho que se colocasse um tecido ou papel de parede com cores neutras e mais discreto ficaria mais bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *